Julho 28, 2017

ANA MARCELA CUNHA GANHA O OURO E FAZ HISTÓRIA NA HUNGRIA

 

Brasileira conquista tricampeonato dos 25km e se trona a maior medalhista de esportes aquáticos no mundo

 

Foram mais de cinco horas de prova para que Ana Marcela Cunha entrasse definitivamente para a história do esporte brasileiro e mundial. Nesta sexta-feira, ela conquistou o tricampeonato mundial da prova dos 25km e tornou-se a maior atleta olímpica da história do Brasil em resultados mundiais. Ela ainda sai desta competição como a maior medalhista dos esportes aquáticos entre homens e mulheres, com 10 medalhas conquistadas (segue quadro abaixo)

Nadando a distância na qual foi campeã em 2011 e 2015, ela controlou bem sua prova, passou as rivais diretas pelo título na última curva e venceu com o tempo de 5h21m58s, dois segundos na frente da holandesa campeã olímpica Sharon Van Rouwendaal. É o terceiro pódio dela em Budapeste, já que tinha sido bronze nos 5km e 10km. A italiana Arianna Bridi ficou em terceiro (5h22m08s).

“ Aqui é onde tudo recomeça. Estamos em busca de um grande resultado em 2020 (Jogos Olímpicos de Tóquio). Das três que ficaram na ponta no final, eu era a única que já tinha nadado esta distância e sabia da dor que a gente sente no final. Essa experiência me ajudou. Tive que ter muita paciência para fazer tudo no momento certo. Na hora que eu juntei com os homens eu soube que só tinham três meninas. Então tentei me preservar o máximo possível, gastar menos energia porque a gente sabe que é decidido no final da prova. Você não pode entrar numa prova que vai durar cinco, seis horas muito tenso. Eu amo o que faço, então eu entro pra fazer aquilo que eu amo. Não dá pra ficar cinco horas com a cabeça tensa”, confessou.

Ana Marcela é a nadadora brasileira com maior número de pódios em Mundiais – dez no total – sendo que três de ouro (ver lista no final). Na conquista no lago Balaton, Ana pensou realmente em fazer algo inédito.

“ Quando entrei nessa prova eu pensei muito no Cesão (Cesar Cielo), e eu queria fazer algo que nenhuma mulher ainda fez e tentar me igualar a ele. É lógico que eu sei que são seis medalhas de ouro dele, mas ser tricampeã na prova mais longa do Campeonato Mundial… Estou muito feliz! É muita emoção”, conclui a atleta que, ao lado de Cielo, nos 50m livre, é a única esportista do Brasil a obter três ouros na mesma prova em Mundial aquático.

Ana Marcela retorna ao Brasil neste sábado e já no domingo embarca para o Canadá onde disputará etapa da Copa do Mundo, retornando novamente apenas em 15 de agosto.

 

Lista completa de medalhas de Ana Marcela em Campeonatos Mundiais

OURO – 25km em 2011, 2015 e 2017

PRATA – 10km em 2013 e por equipes em 2015

BRONZE – 5km em 2010, 2013e 2017 e nos 10km em 2015 e 2017

 

Ana Marcela Cunha é atleta da Unisanta e tem patrocínio dos Correios/CBDA, Bolsa Pódio/Ministério do Esporte, Speedo, Nissan, English Live e Marinha do Brasil.

 

 

 

 

Setembro 11, 2017

MATÉRIA DO GLOBO ESPORTE

Agosto 21, 2017

Patrocinadores